quarta-feira, agosto 12, 2009

O gringo

Montes Claros não é mais a cidade pacata de outros tempos. Com a compra de uma das maiores empresas na produção de insulina por um grupo dinamarquês, tem se tornado lugar comum cruzarmos com loiros altos importados por aí.
Certa feita, estava no caixa atendendo, quando me chega um gringo e diz:
"_ Sacarr quatrro Mil!"
Eu,mais que solícita, providenciei o bendito saque.
E fiquei imaginando se fosse suficientemente corajosa pra exercitar meu inglês ali com o sujeito. Não era.
Até que, antes de sair, ele resolve me fazer uma pergunta um tanto quanto complicada, que, no português dele, mais parecia um código. E aquela mímica toda só me deixava zonza.
Peguei um papel e caneta e escrevi:
_" Ask me in english, please!"
Ele, prontamente, desandou a gastar seu inglês, que, graças a DEUS, consegui entender.
Respondi, via papel, in english, of course!
O moço saiu dali todo agradecido, e as pessoas na fila me olhavam acabrunhadas, ou qualquer outra palavra que denotasse estranheza.
Me senti estupidamente o máximo por aquilo. Mas, aquilo só me mostrou que preciso acreditar mais em mim, e abrir o verbo, literalmente!
No outro dia, ao começar o expediente bancário, os colegas de caixa já me avisaram:
"_ Lili hoje vai falar inglês de novo!! Olha lá o gringo!!"
Minhas pernas falharam. E não é que o sujeito estava na fila de novo? Comecei a rezar pra que não tivesse o azar de atendê-lo. Tive. E assim que o moço chegou ao meu caixa, fez-se um silêncio apavorante entre os colegas. Todos de pescoços levantados e ouvidos atentos à nossa conversa (ou desconversa). Eu, mais irritada com a atitude pouco fraterna dos colegas, resolvi me libertar dessa timidez idiota que me limitava o raciocínio (e a pronúncia).
Respirei fundo, e travamos uma conversa na língua inglesa. Atendi-o devidamente e ainda o dei instruções sobre como emitir um Doc via caixa eletrônico. Ele, mais uma vez, saiu todo agradecido a esta que vos narra.
Assim que meu cliente internacional desceu as escadas, começou a gozação:
"_Aí, Lili!! Mandando ver, hein?! Vai encher de gringo nessa agência!"
A partir daquele instante, eu não mais me importava com comentários alheios. Descobri que libertara das travas limitantes da língua.
Mais tarde, quando o movimento na fila diminuíra consideravelmente, resolvi descer pro Auto-Atendimento, e quem encontro por lá? O sofrido dinamarquês tentando se fazer entender por uma colega de banco, que, ao me ver, respira aliviada e grita:
"_Elis, me acode aqui, pelo amor de Deus!! Esse homem está aqui faz um tempão e não consigo entender o que ele quer. E olha o tamanho da fila aqui me esperando!"
O dinamarquês abriu um sorriso aliviante ao me ver. Rimos os dois em silêncio e fizemos o danado do DOC.
Resolvida a pendenga, ele me disse:
"_ You saved me!!! Maravilhosoo!!! Thank you a lot!!"
Ganhei o dia e a notoriedade por uma semana no banco.

4 comentários:

Doce Encanto disse...

É amiga são nos cotidianos que aprendemos pequenas coisas como a que passou...

Anônimo disse...

Oi Li... vc sempre surpreendendo heim... parabéns pelo blog esta show como sempre... Agora fala sério.r..s TU fala mesmo outro idioma além do MINERES..r..s

Beijos LI fiquem com Deus todos vcs ai

Anônimo disse...

Oi Li... vc sempre surpreendendo heim... parabéns pelo blog esta show como sempre... Agora fala sério.r..s TU fala mesmo outro idioma além do MINERES..r..s

Beijos LI fiquem com Deus todos vcs ai

GUI

Priscilla disse...

Quando eu crescer quero ser assim...Bjo!

Descoberta!!

Hello, all! Descobri, quase sem querer (Que é como se descobrem todas as melhores coisas do mundo), a versão masculina de Grace and Franki...